Também conhecidos como CDs, os Centros de Distribuição são formas estratégicas de colocar produtos no mercado. Em poucas palavras, são espaços de armazenamento que têm como principal finalidade receber, armazenar e distribuir produtos ou materiais. O local funciona como uma base que facilita o trabalho no cotidiano.
Como funciona um Centro de Distribuição
Geralmente os CDs ficam localizados em pontos de distribuição estratégicos.
É comum encontrá-los próximos às principais rodovias, que facilitem a chegada e a saída dos produtos. A maior parte conta com ampla estrutura, que permite o armazenamento das cargas e estacionamento para os caminhões.
O Centro de Distribuição desempenha funções essenciais para o sucesso do negócio, como recebimento e conferência de mercadorias, estocagem, separação dos pedidos, consolidação de entregas, compartilhamento de frete e autoria de estoque. A gestão, quando praticada com eficiência, permite a utilização de recursos financeiros e materiais da melhor forma, otimizando custos e tempo.
Principais vantagens de um Centro de Distribuição
Redução de custos e aumento na qualidade dos serviços
Esse é, provavelmente, o principal fator pelo qual muitas empresas terceirizam sua logística. Ao delegar o trabalho a um prestador de serviços, é possível reduzir custos logísticos e até mesmo substituir os custos fixos por variáveis, flexibilizando sua utilização, ou seja, o cliente paga apenas pelo serviço utilizado.
Uma das grandes vantagens de terceirizar atividades secundárias é a possibilidade de focar no seu core business, isto é, a atividade da sua empresa. Esse benefício faz com que a sua organização (e a equipe de gestores) tenha mais tempo para desenvolver estratégias e soluções que melhorem os serviços e produtos. No fim das contas, esse processo se reflete no aumento da qualidade do serviço prestado aos clientes, gerando mais satisfação e fidelização.
Localização estratégica
A agilidade na movimentação de produtos em um Centro de Distribuição merece toda a atenção do gestor de logística. O sucesso dessa etapa depende também muito do layout e do espaço projetado para o desenvolvimento de suas atividades. Ao fazer o planejamento, alguns fatores como a proximidade da fábrica, dos clientes e dos fornecedores precisam ser analisados.
A ideia é a otimização, portanto, tanto o fluxo de recebimento quanto o de expedição devem ser levados em consideração. Um CD bem localizado economiza com frete, manutenção de veículos e mão de obra. Além disso, será possível negociar melhores preços com os fornecedores, já que mercadorias compradas em maior quantidade e entregues no mesmo local facilitam o ajuste favorável do preço.
Gestão da sazonalidade
As empresas acabam fechando um maior volume de vendas em determinadas épocas do ano. Nas datas comemorativas, como Dia das Mães, Natal e Páscoa, o mercado deve estar preparado para suprir a alta demanda e garantir a entrega dos produtos aos consumidores dentro do prazo. Portanto, é possível prever as variações no nível do estoque conforme a época do ano, aprimorando, assim, o controle sobre as movimentações dos produtos.
Agilidade nas entregas
Rapidez no recebimento e despacho das mercadorias é uma das funções mais importantes de um centro de distribuição.
Identificar a região de atuação é indispensável para realizar um melhor planejamento de rotas e tempo de transporte, levando em conta as particularidades de cada localidade.
Além disso, o mesmo transporte pode realizar a entrega de produtos de diferentes empresas em uma mesma viagem, possibilitando a redução nos custos para cada cliente.
Dessa maneira, percebemos que são inúmeras as vantagens de contar com um Centro de Distribuição terceirizado, seja para melhorar a performance logística, para reduzir custos de frete ou agilizar as entregas.
Aviso de Cookies
A Friozem utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Para mais informações acesse a Política de Privacidade.